quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Amare Diuersum

" Amare diuersum" , como diz o título, " amar o diferente", esse foi o desafio maior quando soube que no segundo período do Curso de Letras eu iria cursar Latim 1.

Uma mistura de curiosidade e receio, curiosidade justamente por eu saber o quão é importante e clássica essa disciplina e receio por sempre ouvir dos quatro ventos  que é uma Língua difícil de ser estudada e aprendida.
No início da disciplina achei bonita a pronúncia , mas estava me esforçando pra entender e saber onde iríamos chegar no conteúdo.
Comprei a apostila criada pelo professor doutor Carlos Renato e já fui me dedicando aos estudos. Além do conteúdo riquíssimo e didático da apostila, pesquisei famigeradamente  tudo que pudesse no Google sobre a Língua Latina.
Não foi amor à primeira vista, mas encarei a trava do meu cérebro. O que é normal quando se trata de aprender algo novo e que não deveria ser novo, pois o Latim está pra Língua Portuguesa assim como o feijão está para o arroz, se é que vocês me entendem!
A aprendizagem foi desafiadora e motivadora, historicamente o Latim está no nosso sangue, na nossa cultura, nos nossos textos e principalmente na nossa linguagem, seja ela do Português padrão (culto) ou do Português coloquial.
Outra coisa que me fascina, é a Cultura Clássica, o berço de tudo e a História do Mundo Antigo que vem no "pacote" dos estudos de Latim, ou seja, não estudamos apenas a base da Língua Portuguesa, suas regras e formas, mas o diacronismo e sincronismo de várias Línguas advindas do Latim.
É tudo diferente e amável, novo e minha mente não é mais a mesma.
Cursei o Latim 1, já estou me lançando no Latim 2 e espero amar mais nossa Língua a cada semestre.
Vou em frente, lutando, em busca de novos aprendizados e conhecimento.Aliás o verbo "lutar" , verbo latino imortalizado na frase do general Romano, Pompeu , quando diante da relutância dos marinheiros em iniciar a viagem de volta, da Sicília para Roma, por causa de uma forte tempestade, ele disse: " Navigare necesse, vivere non necesse!"  . Estou nesse mar  do aprendizado e mar calmo não faz bom marinheiro! Que venha o Latim 2!


Nenhum comentário:

Postar um comentário